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Abr 15

O que é o marketing digital?

O marketing digital é um termo guarda-chuva para todos os esforços de marketing online. As empresas aproveitam os canais digitais, como busca do Google, médias sociais, e-mail e os seus sites para se conectar com os seus clientes actuais e potenciais.

A realidade é que as pessoas passam duas vezes mais tempo online do que costumavam fazer há 12 anos. E enquanto nós dizemos isso muito, a maneira como as pessoas compram e compraram realmente mudou. O que significa que o marketing offline não é tão eficaz quanto costumava ser.

O marketing sempre foi sobre a conexão com o seu público no lugar certo e no momento certo. Hoje, isso significa que você precisa encontrá-los onde eles já estão a gastar o tempo: na Internet.

Então, o que é exactamente o marketing digital?

Do seu próprio site aos seus activos de marca online: publicidade digital, marketing por e-mail, brochuras online e além; há um enorme espectro de tácticas e activos que se enquadram no âmbito do marketing digital. E os melhores comerciantes digitais têm uma imagem clara de como cada recurso ou táctica suporta os seus objectivos globais.

Aqui está um resumo rápido de alguns dos activos e tácticas mais comuns:

Ativos

  • O seu site;
  • Postagens no blog;
  • eBooks e whitepapers;
  • Infográfia;
  • Ferramentas interactivas;
  • Canais de média social (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, etc.);
  • Cobertura online obtida (PR, redes sociais e revisões);
  • Brochuras e lookbooks online;
  • Recursos de marca (logótipos, fontes, etc.).

Táticas

Search Engine Optimization (SEO)

O processo de optimização do seu site para “classificar” mais alto nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa, aumentando assim a quantidade de tráfego orgânico (ou gratuito) que o seu site recebe.

Marketing de conteúdo

Criação e promoção de activos de conteúdo com o objectivo de gerar conhecimento de marca, crescimento de tráfego, geração de leads ou clientes.

Marketing de entrada

O marketing de entrada refere-se à abordagem “efeito funil” para atrair, converter, fechar e deliciar clientes usando conteúdo online.

Marketing de média social

A prática de promover sua marca e seu conteúdo nos canais de média social para aumentar a consciencialização da marca, impulsionar o tráfego e gerar leads para sua empresa.

Pay-Per-Click (PPC)

Um método para direccionar o tráfego para o seu site pagando um editor sempre que o seu anúncio seja clicado. Um dos tipos mais comuns de PPC é o Google AdWords.

Marketing afiliado

Um tipo de publicidade baseada em desempenho onde você recebe uma comissão para promover produtos ou serviços de outra pessoa em seu site.

Publicidade nativa

A publicidade nativa refere-se a propaganda que são principalmente lideradas por conteúdo e apresentadas em uma plataforma ao lado de outros conteúdos não pagos. As publicações patrocinadas pela BuzzFeed são um bom exemplo, mas muitas pessoas também consideram a propaganda de média social como “nativa” – por exemplo, propaganda do Facebook e propaganda da Instagram.

Automação de Marketing

A automação de marketing refere-se ao software que existe com o objectivo de automatizar acções de marketing. Muitos departamentos de marketing precisam automatizar tarefas repetitivas, como e-mails, médias sociais e outras acções do site.

Marketing de email

As empresas usam o marketing por e-mail como uma forma de se comunicar com o público. O e-mail é frequentemente usado para promover conteúdo, descontos e eventos, bem como direccionar as pessoas para o site do negócio.

PR online

O PR online é a prática de garantir a cobertura online obtida com publicações digitais, blogs e outros sites baseados em conteúdo. É muito parecido com PR tradicional, mas no espaço online.