«

»

Jun 15

Automação do Marketing: uma indústria madura para mudar?

A indústria de automação de Marketing está a ser interrompido?

O software de automação de marketing está em alta. No cenário digital de hoje, a maioria dos departamentos de marketing tem que automatizar tarefas, como e-mails, medias sociais e outras acções do site. A tecnologia de automação de marketing facilita estas tarefas, permitindo que as empresas se conectem com os seus vários segmentos de clientes ou pessoas em horários designados, com base em parâmetros estabelecidos que respondam ao relacionamento de um cliente ou a interacções anteriores com uma marca.

Como as equipas de marketing precisam estabelecer conversas mais frequentes e personalizadas com os clientes e outros potenciais clientes, o software de automação de marketing tornou-se rapidamente num elemento básico da maioria das equipas de marketing.

O HubSpot e o Marketo são os pioneiros neste campo e continuam a ser as plataformas de automação de marketing mais utilizadas na web. Com dezenas de milhares de empresas que os utilizam para optimizar e automatizar os seus esforços de marketing de entrada. Embora o HubSpot tenha-se concentrado tradicionalmente em SMBs com sua solução “out-of-the-box”, o Marketo é frequentemente usado por empresas maiores que exigem integrações mais complexas com plataformas adicionais como CRM, publicidade ou plataformas de cobrança.

Mas com o rápido crescimento e a adopção de novas tecnologias vem a concorrência, e a indústria testemunhou uma mudança sísmica no ano passado, o que poderia desafiar a paisagem actual. Novas plataformas de automação de marketing que atendem diferentes nichos e proporcionam valor adicional aos seus clientes têm crescido de forma agressiva.

Alguns dos jogadores de mais rápido crescimento, como o LiveRamp, estão a concentrar-se na colecta e no fornecimento de dados de clientes superiores para capacitar seus clientes para personalizar suas campanhas de forma mais eficiente. Outras empresas estão a concentrar as suas plataformas em aperfeiçoar um único elemento da operação de marketing de saída. Por exemplo, a plataforma TowerData se concentra no marketing por e-mail, com um produto que visa aumentar o engajamento e conversões de e-mail.

Se olharmos o crescimento anual, podemos ver como o LiveRamp e o TowerData estão crescendo exponencialmente. No entanto, todos os outros jogadores aumentaram sua base de clientes em pelo menos 40% no ano passado, mostrando que há um amplo espaço para o crescimento em toda a indústria. Pardot, OutMarket e Emarsys conseguiram duplicar a sua penetração entre os maiores sites em 2016.

Hoje, mais de 335 mil sites dependem de uma (ou múltiplas) plataformas de automação de marketing e, como mostram as estatísticas de crescimento anuais, é uma indústria de rápido crescimento. Será interessante ver o que acontece no decorrer de 2017. A única coisa com a qual podemos ter certeza é que os novos jogadores estão entrando no mercado com grande força – à medida que este mercado amadurece e se expande, as principais plataformas de hoje não podem dar ao luxo de descansar Em seus louros.