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Jun 13

10 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de marketing digital

Onde você começa se quiser desenvolver uma estratégia de marketing digital? Bem, não acho que seja um relatório enorme, uma estratégia pode resumir-se melhor em dois ou três lados de uma folha A4 numa tabela que vincula estratégias de marketing digital com objectivos. No entanto, apesar disso, parece que muitas organizações ainda não possuem um plano.

Se você não tem uma estratégia, ou talvez queira analisar quais os problemas de negócios que são importantes para incluir dentro de uma revisão estratégica, estabelecemos os 10 problemas mais comuns, que na nossa experiência surgem, se você não tiver uma estratégia.

Você não tem direcção

Eu acho que as empresas sem uma estratégia digital (e muitas delas) não têm objectivos estratégicos claros para o que querem alcançar online, em termos de ganhar novos clientes ou estabelecer relacionamentos mais profundos com os existentes. E se você não tem uma estratégia estipulada, você provavelmente não colocará os recursos suficientes para atingir os objectivos e não conseguirá avaliar se está alcançando esses objectivos ou não.

Você não conhece a sua quota de mercado online

A demanda dos clientes por serviços online pode ser subestimada se você não pesquisa isso. Talvez, mais importante, você não entenderá o seu mercado online: a dinâmica será diferente dos canais tradicionais com diferentes tipos de perfil e comportamento do cliente, concorrentes, proposições e com a opção para comunicações de marketing.

Os concorrentes existentes e iniciantes ganharão quota de mercado

Se você não está a dedicar os recursos suficientes para o marketing digital ou está a usar uma abordagem ad hoc, sem estratégias claramente definidas, os seus concorrentes comerão o seu almoço digital!

Não possui uma proposta de valor online poderosa

Uma proposta de valor de cliente em linha claramente definida irá ajudá-lo a diferenciar o seu serviço online, incentivando os clientes existentes e novos a envolver-se e a permanecer fiel.

Não conhece os seus clientes online o suficientemente bem

Muitas vezes diz que o digital é o “meio mais mensurável de sempre”. Mas o Google Analytics e similares apenas lhe dirão os volumes de visitas, não o sentimento dos visitantes, o que eles pensam. Você precisa usar outras formas de ferramentas de feedback do usuário para identificar os seus pontos fracos e depois abordá-los.

Não está integrado

É muito comum que as actividades de marketing digital sejam concluídas em silos, seja um especialista em marketing digital ou uma agência digital separada. É mais fácil empacotar o marketing digital num pacote conveniente. Mas é claro que é menos eficaz. Todos concordam que a media digital funciona melhor quando integrada com canais tradicionais de media e resposta.

No mundo digital não tem pessoas/orçamento suficientes, dada a sua importância

Um recurso insuficiente será dedicado tanto ao planeamento como à execução do e-marketing e, provavelmente, haverá uma falta de habilidades específicas de e-marketing especializado, o que tornará difícil a resposta a ameaças competitivas de forma eficaz.

Está a gastar dinheiro e tempo por duplicação

Mesmo que você tenha recursos suficientes, podem ser desperdiçado. Este é particularmente o caso em empresas maiores, onde você vê diferentes partes da organização de marketing comprando diferentes ferramentas ou usando diferentes agências para realizar tarefas similares de marketing online.

Não é ágil o suficiente para recuperar o atraso ou ficar à frente

Se você olhar para as principais marcas online como Amazon, Dell, Google, Tesco, Zappos, estas são dinâmicas testando novas abordagens para ganhar ou manter seu público online.

Não está optimizando

Toda empresa com um site terá análises, mas muitos gerentes seniores não garantem que as suas equipas façam ou tenham tempo para rever e agir sobre estes. Uma vez que uma estratégia permite que você obtenha os princípios básicos, então você pode progredir para a melhoria contínua dos aspectos principais, como marketing de pesquisa, experiência do usuário do site, e-mail e marketing de redes sociais.

Então, esses são os nossos 10 principais problemas que podem ser evitados com uma estratégia bem pensada. O que você achou pode ir certo ou errado?